segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A tecnologia dentro do ambiente escolar


VALENTE, José Armando (org.), O computador na sociedade do conhecimento. Livro 2. Proinfo. (Coleção Informática para a mudança na Educação)

O livro “O computador na sociedade do conhecimento” esclarece e mostra a necessidade e importância que o computador tem dentro de uma unidade escolar, em especial, na formação dos estudantes para utilizarem os avanços tecnológicos com bastante eticidade e objetividade.
Logo nos primeiros capítulos, a uma comparação na aplicabilidade do computador dentro das escolas francesas, americanas e brasileiras. Onde o Brasil se difere desses países no que se diz respeito, as propostas e políticas pedagógicas fundamentadas em pesquisas realizadas nas universidades, em função das escolas da rede pública.
Nesta obra também se encontra uma breve história sobre a informática no Brasil, que iniciou na década de 70 com um, um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física, ministrado por E. Huggins, especialista da Universidade de Dartmouth, EUA. Logo depois na década de 80 adotaram os programas educacionais baseados no uso da Informática. E em seguida nos anos 90 criaram o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), que capacitou cerca de1. 419 multiplicadores para atuarem nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

Percebe- se também neste livro que a escola é indissociável do contexto cultural, na qual o ser humano esta inserido, havendo assim a interação do ambiente escolar com as demais instituições sociais, para uma mudança significativa nas vastas áreas da sociedade.
Em virtude disso a mudança pedagógica que todos almejam é a passagem de uma educação totalmente baseada na transmissão da informação, na instrução, para a criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Computador: ferramenta indispensável


ALMEIDA,Maria Elizabeth Bianconcini, Informática e Formação de Professores.Livro 9. Proinfo.( Coleção Informática para a mudança na Educação)

Este livro escrito por Maria Elizabeth aborda a questão como o professor está sendo formando e orientado em diversas instituições brasileiras. E mais apresenta uma ideia de grande relevância para o uso pedagógico do computador.
Percebe- se com a leitura desse livro que o educador precisa está atualizado, com o surgimento das novas tecnologias, em especial com o computador, pois o mesmo possui recursos que possibilita uma mudança significativa para a Educação vigente. A escola tem por obrigação inserir os seus alunos num contexto que utilize os recursos propagados na atualidade, pois os mesmos contribuem e estimulam aprendizagem dos alunos.
Para se ter uma eficaz nesse processo de ensino-aprendizagem, o educador precisa está bem capacitado, para o uso das novas tecnologias, pois através delas, o educador pode, inserir seus educandos as novas e tecnologias mostrando a forma correta e inteligente de utilizá-las, ajudando a transformar o indivíduo em um ser pensante, inovador, criativo e independente.
A autora expõe duas abordagens para o uso da informática na educação, a primeira é a instrucionista onde o computador foi criado como uma máquina de ensinar, essa abordagem preocupa-se com o que o aluno já tem de conhecimento adquirido. A segunda é a construcionista onde a preocupação está em desenvolver o ensino pela informática, pois o aluno que ira estabelecer ao computador as operações que devem ser executadas para produzir as respostas desejadas.
Portanto estamos na busca de uma melhor educação para os cidadãos brasileiros, visando essa melhoria a informática é um dos meios de comunicação que rapidamente expandiu- se pelo mundo e numa rapidez inexplicável. E é dessa forma também que deve ser utilizada dentro dos ambientes educacionais para uma educação de qualidade e que promova bons resultados para o futuro promissor que estar por vir.